Cópia e pirataria virtual também é crime! Não copie sem autorização!


quinta-feira, 18 de março de 2010

O Lobo Mau era Bonzinho?

Creative Commons License
O Lobo Mau Era Bonzinho? by Gláucia Hamond Coutinho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.

Pedrinho fora o primogênito daquele casal (o caçula viria cerca de 3 anos depois). E como toda criança tinha seu lado infantilmente engraçado.

Sua mãe, que se considerava uma grande especialista em crianças, praticamente uma psicóloga infantil, fazia de tudo para que Pedrinho vivesse num mundo bem fantasioso por achar isso interessante para a educação e formação da personalidade de uma criança. Mas ela passava dos limites... Pra começar, ao contar qualquer fábula infantil sempre tentava levar a estória para o lado bom, mesmo que esta tivesse um lado ruim. Por exemplo: o caçador não matava animais, o bicho-papão não papava ninguém, o lobo mau era bom, a bruxa malvada era boazinha, o mostro horroroso era bonitinho e assim por diante... Ah, eu já ia me esquecendo da Cegonha, que era a criadora de todo Universo...

Mas Pedrinho tinha a “sorte” de ter uma tia, muito brincalhona, espirituosa e gaiata. Pra sorte de Pedrinho e desespero de sua mãe... Pois esta sempre temia que sua cunhada pudesse “chocar” seu filho com alguma “verdade”, que para ela, não deveria ser contada praquela idade.

A tia de Pedrinho tinha idéias pra tudo. Quando seus pais o deixavam na casa dos avós para poderem sair sozinhos, era ela quem inventava inúmeras brincadeiras para tornar o dia do menino um pouco fora da rotina. Fotografava o garoto com fantasias e maquiagem. Ensinava o sobrinho a mexer no computador com joguinhos de “monstros” e outros bichos, o colocava a par de alguns palavrões para poder se defender de alguma pestinha na escolinha e assim ia... Mas sem a mãe do moleque saber disso tudo, é claro! E como Pedrinho, como qualquer outra criança de sua idade, não era lá muito chegado a um bom banho, sua tia inventou mais uma das suas: ela se vestia de uma personagem, que mais parecia uma entidade carnavalesca, que ela costumava chamar de “O Espírito do Banho”. O figurino era um roupão branco, com pantufas brancas, atoalhadas também, uma touca de banho na cabeça, um escovão de costas numa das mãos e uma bucha vegetal na outra. A “doida” corria atrás do moleque pela casa, gritando que nenhuma criança poderia fugir do “Espírito do Banho”! Ela berrava essas palavras:

_ “Ninguém! Eu disse: NINGUÉM pode escapar do Espírito do Banho!” E ainda completava:

_ “Se alguma criança conseguir fugir do Espírito do Banho, esta será punida com um banho extra!”. Bem, sendo assim, era melhor mesmo tomar um banho do que dois... Mas Pedrinho, no fundo, gostava daquela “misancene” toda. Aliás, quando esse episódio aconteceu, o irmão de Pedrinho já era nascido. O "Dé". E este participava e acompanhava, em silêncio mas com gosto, todo "sofrimento" gostoso que eram aquelas brincadeiras.

Mas, voltando um pouquinho no tempo, a tia de Pedrinho não perdia uma oportunidade de “brincar” com seu sobrinho. Mesmo quando suas brincadeiras eram um pouco “sacanas” com o podre do moleque. Que por sua vez nem percebia a gozação.

Uma certa vez, a tia de Pedrinho disse que não ficaria em casa naquela noite, pois iria sair com uns amigos para uma festa. E Pedrinho, na sua inocência de criança, perguntou:

_"Qual vai ser o tema da festa?". Como se ela frequentasse o mesmo tipo de festas que ele! Tema do Homem-Aranha, tema do Batman, etc. E ele se assustou ao ouvir: _"Ha, ha, ha, ha, ha...!" Essa foi a enorme gargalhada que sua tia deu, mas não deixou o menino no "vácuo". Respondeu logo, mas claro que com toda sua "gaiatice":

_" O TEMA da festa que eu vou será: "SURRA EM CRIANÇAS"... rsss E ele, nem percebendo a brincadeira, foi logo se adiantando:

_"Ah, esse tipo de tema eu não gosto, não"... rsss Coitadinho do moleque!

Numa dessas vezes que Pedrinho ficou na casa de seus avós, sua tia se prontificou a contar-lhe uma estorinha. A mãe do menino frisou bem que deveria ser uma estorinha leve para não traumatizar a criança. Mas, sua tia, esperou a hora certa de contar a estória. Quando os pais do menino finalmente saíram, ela anunciou que contaria uma estória de lobo. Poderia ser “Os 3 Porquinhos” ou “Chapeuzinho Vermelho”. Pedrinho poderia escolher. E enquanto ele pensava em que estorinha apreciaria mais, resolveu fazer uma singela perguntinha a sua tia:

_ “Tia, o Lobo Mau é bonzinho?”.

_ “Não” Ele é mau! E MUITO, diga-se de passagem!”. rsss

Depois dessa resposta, Pedrinho achou melhor ver televisão...

Quando seus pais voltaram, sua mãe foi logo perguntando:

_”Contou a ele alguma estorinha traumatizante?” _”Não”. Disse sua cunhada. E completou:

_”Apenas expliquei a ele que o Lobo Mau era ruim".

_”O QUÊ?! Falou pra ele que o Lobo Mau é mau? NÂO! Você tinha que dizer que o Lobo Mau era bom! Muito bonzinho, por sinal!”.

E este diálogo todo sendo presenciado pelo menino, que olhava vez para a cara de uma, outra vez para a cara de outra. Aquela “apreciação” vista de baixo, por conta da pouca estatura da idade, com a boca aberta e a incerteza estampada no rosto. Foi aí que a tia de Pedrinho não perdeu tempo e deu sua resposta, às gargalhadas, com o tom gaiato e irônico de sempre:

_”Ah, não! Não me venha com essa! Vamos “abrir o jogo” aqui pra criança: se o LOBO MAU fosse bonzinho, o nome dele seria LOBO BOM, não é verdade? E não, LOBO MAU! Oras, bolas!”.

E assim Pedrinho, igualmente como seu irmão, cresceu sem maiores traumas, mas com a “verdade na mente” e o “realismo cravado na alma”, como sua tia dizia e julgava ser o melhor método para se educar uma criança. Afinal, a verdade tinha que ser dita por ALGUÉM! E melhor que tenha sido por ela, que era da família, sangue do mesmo sangue, do que por um estranho qualquer na rua...

_"Tô certa ou tô errada?" (palavras da tia)

E a "tia"... era eu... rsss

6 comentários:

  1. Gláucia,
    sou amigo do Guaraldi,,que me indicou seu blog, excelente, por sinal. Ele já havia me dito que você escreve muito bem: oque é verdade! só não disse que era uma "tia" tão bonita! Parabéns!!!
    Se der dá uma olhada no meu blog:http://zatonio.blogspot.com/ Virei "cliente...Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Zatonio! Se é amigo do Guaraldi, é meu amigo também! Fique a vontade para visitar meu blog sempre que quiser!
    Abração!
    P.S. O Pedrinho, que eu citei acima já está na faculdade... É... O tempo passa...

    ResponderExcluir
  3. Largouuu esse é o blog. Adoro seus textos.

    ResponderExcluir
  4. Acertei que a tia era voce, qdo escreveu "A “doida” corria atrás do moleque pela casa"... kkkkkkk
    Só podia ser vc!! É a tua cara!
    Gostei mto. Parabens!
    Vou dar uma passeada pelo seu blog...qdo nao tiver tao tarde da noite como hj! rs
    bjocas

    ResponderExcluir