Cópia e pirataria virtual também é crime! Não copie sem autorização!


terça-feira, 27 de abril de 2010

A Criança Dentro de Mim




Você já observou uma criança brincando? Que delícia de visão! É uma "viagem"! Um total "descomprometimento" com o convencional ou com o que todos dizem ser o "certo", o "direito", o "real". E isso é fasciante! É nato. É único!
Quanto eu tinha uns 5 anos, aproximadamente, eu era assim. Exatamente como estou nessa foto. Cheia de alegria e esperança. E eu achava que nada de ruim poderia me acontecer... Melhor dizendo, eu não podia imaginar que coisas ruins podem realmente acontecer... Acho que eu nem fazia idéia do que era uma "coisa ruim". Talvez, a minha noção de "ruim" fosse a "bruxa malvada" da estorinha que minha mãe contava pra mim. Mas como era bom pensar e ter a doce ilusão de que o "ruim" só existia numa estorinha de "faz de conta"... Doce inocência...
Eu cresci, mudei. Muitas coisas aconteceram. Muito aprendi, muito vivi. Muitas pessoas conheci, outras, desejei não ter conhecido... Descobri que as "bruxas malvadas" estão muito mais presentes nas nossas vidas do que nos livrinhos que eu costumava ler... E o pior de tudo é que na vida real, elas nem sempre são feias ou carregam uma vassoura para revelar sua verdadeira identidade... É, não se fabricam mais "vassouras" como costumavam fabricar...
Muita coisa mudou. Muitos erros cometi, mas acertos também. E embora muitas vezes não pareça ou não transpareça, ainda tenho aquela criança dentro de mim. E eu posso apostar que o mesmo acontece com você!
Todo mundo tem uma criança dentro de si! E essa é a nossa verdadeira "essência".
Você pode crescer, engordar, ficar com a pele enrugada, com os cabelos brancos (ou mesmo sem eles) mas a criança que existe dentro de nós nunca muda. Mesmo que ela esteja bem lá dentro, no fundo, escondida, encolhida, assustada ou até mesmo reprimida. Jamais se esqueça disso! Não importa o quanto você mude, ela sempre será a mesma. Não importa o quanto os outros tentem te mudar, ela sempre estará intacta.
E eu, particularmente, me sinto por dentro, exatamente como estou nessa foto: cheia de vontade viver!
Então, deixe a criança que existe dentro de você viver! Ela não é a cópia de alguém. Ela é única. É apenas você. UNICAMENTE você. E isso ninguém pode ou consegue mudar. Tão pouco plagiar...
Quantas e quantas vezes tentaram silenciar a criança que existe dentro de mim. Acusações infundadas e críticas destrutivas. Quantas vezes alguém não tentou podar o que de mais bonito e intenso estava prestes a florescer dentro de mim! "Você vai sair assim?" ... "Ser atriz? Praquê?" ... "O que os outros vão pensar?!" ... "Eu não faria isso." ... " Você nunca vai conseguir!" ... Essa última então, bate lá dentro! Machucando covardemente a criança triste e desamparada que acaba por se formar dentro de nós... E eu tenho certeza absoluta de que não sou a única "privilegiada" a ter escutado todas essas "pérolas" acima mencionadas... Parece até que quem não sabe viver, quer mesmo é matar a criança que existe dentro dos outros. Quem não sabe viver é porque já matou a sua própria criança... Um verdadeiro suicídio da alma...
Mas não existe uma regra pré-estabelecida para o "viver". Só sei dizer que a melhor maneira de se viver é a de viver em harmonia com a sua criança interna. Brinque com a sua criança! Deixe-a à vontade! Livre e com autonomia.
Uma certa vez, com uns 25 anos, eu e uma amiga conversávamos num dos bancos do jardim frontal de nosso condomínio no Grajaú. Aí, percebemos algumas crianças brincando de "esconde-esconde". Eu e minha amiga nos olhamos e sorrimos de uma maneira meio "travessa". A gente ficou com vontade brincar também! E foi o que fizemos! Nos aproximamos das crianças e pedimos permissão para brincar com elas. Elas sorriram e pelos olhares, pareciam adorar que nós, supostas adultas, estivéssemos querendo compartilhar aquele momento mágico que os "grandes" costumam rotular de "coisas infantis". É claro que apesar de sermos ainda jovens, o fôlego já não era mais o mesmo... Os pés descalços já começavam a "reclamar" do chão cimentado e áspero. O barro do jardim nas nossas roupas já davam indícios de um mal estar, afinal, não seria fácil lavá-las sem deixar manchas... E o suor, que borrava o rímel nos olhos e melava os cabelos escovados já começava a incomodar. Acho que era a nossa "adulteza" (como um caipira poderia classificar) berrando contra a nossa criança. Ordenando obediência! Mas mesmo assim, com todos esses inconvenientes, foi maravilhoso brincar, se sujar e suar! A vontade da criança falou mais alto. Dane-se a roupa! Roupa a gente compra outra; mais cedo ou mais tarde vai ficar velha mesmo. E dane-se também o que poderiam pensar de nós naquele momento. Os olhares reprovadores estavam por perto. Assistindo e julgando. Mas também teve quem olhasse com um sorriso nos olhos. Acho que era a criança interna deles que sorria naquele momento... Doida para brincar também!
E essa foi uma das muitas provas que tive ao longo de minha vida de que a "nossa criança" está sempre ali. Presente a todo instante. Só esperando uma "mísera" fresta para emergir, vir à tona.
E se você conseguir "liberar" essa sua criança, nem mesmo uma "bruxa malvada" poderá te assustar ou te fazer algum mal. Pois toda criança sabe que "bruxas malvadas" só existem nos contos de fadas. E essa é a verdadeira força que só as crianças costumam ter: a força do pensamento. BASTA ACREDITAR!




3 comentários:

  1. Gláucia, passei momentos terríveis em minha vida e o que me salvou foi essa "criança", que ainda sou e faço questão de preservar.
    Vou te confessar uma coisa que nunca disse a ninguém: o maior orgulho que tenho é de conquistar crianças, cachorros e "loucos" com muita naturalidade...Esteja onde estiver, se aparecer um maluco, quase certamente, ele me esolherá para conversar. Será por quê?

    ResponderExcluir
  2. Crianças, animais e loucos têm uma coisa em comum: com algumas raríssimas exceções, sei lá como, conseguem identificar de imediato o "bem". Que muitas vezes, os "normais" nem percebam...

    ResponderExcluir
  3. Que a criança de cada homem sobreviva a ele próprio. Frase do dia e salvação do mundo!!!
    ABÇo super carinhoso.
    MarGGa Duval

    ResponderExcluir