Cópia e pirataria virtual também é crime! Não copie sem autorização!


quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Apocalipse - Segundo Gláucia Hamond


Creative Commons License
O Apocalipse - Segundo Gláucia Hamond by Gláucia Hamond Coutinho
is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.


Com tantas tragédias acontecendo, catástrofes naturais que não dão trégua e a humanidade que continua caminhando para o abismo da crueldade, só me restou ler a Bíblia e tentar entender o tal Apocalipse. E com um lápis e papel a mão, eu tento fazer alguma contabilidade para ver se matematicamente minhas probabilidades estão mais para comprar uma longboard para aguardar a Grande Onda, um jatinho pra caso de rolar um terremoto, ou se subo uma colina e espero que a Nave venha me resgatar ou me abduzir para eu poder viver num planeta mais seguro... O Pequeno Príncipe que tá de boa! E baseado nisso tudo, o ET de Varginha tá é marcando touca por essas bandas! E que touca, hein? Bem grande pra caber o cabeção e as anteninhas...

Mas, segundo a Bíblia, o Juízo Final acontecerá e nós seremos julgados por nossas "obras"... Ai, meu Deus do Céu! Será que ainda dá tempo pra passar no Vestibular de Engenharia? Iiiiiiihhhh! Sérgio Naya tá lascado! Vai arder nas profundezas do inferno! Mas cada cabeça, uma sentença... De repente, pra garantir, me inscrevo num cursinho profissionalizante de pedreiro...

E eu tenho feito um esforço danado pra me lembrar do meu passado e refletir se tenho alguma divida com os Céus. Perco horas dos meus dias pensando nesse assunto. Já até comentei isso com minha analista! Às vezes acho que não cometi pecado algum e que até estou com crédito lá com o Velhinho. Mas tem dias que eu acordo e me sinto culpada até pelo mosquito da Dengue que eu havia matado outrora... Tenho até pesadelos com ele! Eu, deitada no sofá, vendo TV, e um mosquitão gigante invadindo meu ap, tirando o controle remoto de minhas mãos, me olhando nos olhos, e dizendo: “Eu sei o que você fez no verão passado...” Graças a Deus foi apenas um pesadelo... Mas, por via das dúvidas, estou usando repelente a doidado! Matar mosquitos, nunca mais! E quando eu paro com meu carro no sinal e vejo aqueles vendedores ambulantes com aquelas raquetes que dão choque nos pobres dos mosquitos, eu fico com uma vontade enorme de berrar: “Cuidado! O fim dos tempos está próximo! O mundo vai acabar e o dia do julgamento será inexorável!”. Mas, é claro que é apenas algo que passa pela minha cabeça... Eu não teria a coragem de gritar tamanho devaneio... Nesse caso, é melhor mesmo fazer como Pôncio Pilatos, e lavar as mãos... Mas tem que lavar rápido, viu! Senão a água do mundo se acaba... Melhor dizendo, água doce e potável descendo ralo abaixo! Pois na verdade, o mundo pode virar um enorme e hollywoodiano Water World! Mas sem Kevin Kostner algum pra servir de colírio pros nossos olhos... E por falar em filme, se eu me basear em toda produção cinematográfica para tentar me informar ou me posicionar em relação ao fim do mundo, eu to mais ferrada que lombo de gado em fazenda mineira! Ou nos resta ainda 2 anos, porque “2012” tá pertinho, ou ficaremos mudos e dominados por símios num futuro não tão distante assim. E, mais uma vez, sem Charlton Heston ou Mark Wahlberg pra alegrar a mulherada. E ainda nessa onda de filmes, me lembrei de Apocalypse Now, com Marlon Brando. Mas nesse filme, meus amigos, o cara tava tão gordo que foi filmado na sombra, em primeiro plano, com algumas folhas de árvore encobrindo o rosto redondo... Definitivamente, no Fim dos Tempos, ele não seria uma opção de colírio algum. Até porque, coitado, já está no andar de cima, junto ao nosso grande Ben-Hur, e ao lado do Criador!

E por falar nisso, eu que achava o Profeta Gentileza um doido! Tinha até medo dele quando meu ônibus parava nos pontos da pista central da Avenida Presidente Vargas! Doidos éramos nós, que não conseguíamos enxergar meio palmo além de nossas fuças! A humanidade tá míope! Míope de conhecimento, míope de informação, míope de generosidade e míope de humanidade mesmo... Nesse último caso, não só míope ou cega, mas também surda, muda e cadeirante...

E já que é melhor ficar calado do que abrir a boca pra falar alguma besteira, a humanidade se cala e acha que já faz muito, ou melhor, faz a sua parte, ao se comparar com a gaivota, que leva uma gota d´ água no bico para tentar apagar o incêndio na floresta. Mas não somos gaivotas! Até porque, na hora do “pega pra capar”, nem gota d´ água levamos no bico, não é verdade? O que as pessoas "levam no bico" são os trouxas! É cada um por si e Deus por todos! E Deus tá cheio de trabalho, sem tempo pra Coffee Break muito menos pra jogar conversa fora... Já se foi o tempo dos 3 Mosqueteiros e Dartagnan, onde o lema era: "Um por todos e todos por um!". É por isso que eu amo cinema! É tudo tão maravilhoso, perfeito e comovente... E ainda dizem que a vida imita a arte... Antes fosse!

E apesar de uma andorinha não fazer um verão, eu deixo aqui meu relato. Quem sabe, num futuro não tão distante assim, alguém leia o que escrevi e tenha algum registro do que um dia nosso planeta foi. De repente, até lá já inventaram uma cápsula do tempo virtual para armazenar informações postadas na Internet...

Minha gente, se o fim do mundo realmente acontecer, com ondas devastadoras e tudo, eu peço para ser congelada junto a Walt Disney (esses foram os boatos que ouvi durante décadas, OK?). Especulações à parte, pelo menos, ao acordar, terei uma companhia engraçada e inteligente por perto. Apenas me restaria o trabalho de narrar tudo que rolou durante esses anos todos em que ele esteve hibernando. Só não poderei contar o que se passou antes de eu nascer. Pois nasci em 1969 e ele morreu em 1966. E eu até já me imagino narrando tudo isso em inglês. Eu diria: "Walter, my fellow, I have no idea about those 3 years" ("Waltinho, não faço a mínima sobre aqueles 3 anos"). E se ele me perguntasse o que realmente permaneceu o mesmo desde sua morte, eu saberia a frase exata para ser dita em qualquer idioma! Eu o encararia com um "olhar 43" e diria: "BOND. JAMES BOND." ... Ai, quanta viagem! Melhor mesmo seria conhecer Noé e garantir meu lugar na Arca...

Mas, voltando um pouco ao assunto em questão, eu fico cada dia mais intrigada com os ditos populares. Porque, cá pra nós, se "Deus é brasileiro", está explicado tudo isso que anda acontecendo de ruim! Na certa, Ele deve estar tomando um cafezinho, fumando um cigarrinho ou batendo um papinho em pleno horário de expediente, não é verdade? E se "A Fé remove montanhas", tem beatos demais por essas bandas do Hemisfério Sul... Porque o que tem de montanhas desmoronando por aqui!!! Tá demais! E levando isso tudo em consideração, os ecologistas não devem estar aprovando nada, nada, esse onda de crença religiosa. É melhor ser mesmo ateu e não ser responsável pela "remoção de montanhas" com tamanha fé... Daqui a pouco, os partidários do GREENPEACE estarão perseguindo religiosos e não mais caçadores de baleias... Vai entender... Só pode ser o Fim dos Tempos MESMO!

E com toda essa necessidade de se preservar os recursos naturais, eu assino embaixo das letras do Chico. Porque, mais cedo ou mais tarde, “pode ser a gota d´ água.” ...

E o último a sair que apague a luz (pra não gastar mais energia e economizar o pouco que ainda resta)... É melhor prevenir, do que remediar. Quem avisa, amigo é...

E lembrem-se, isso é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, fatos ou datas, será mera coincidência. Ou seja, não venham me processar ou me responsabilizar pelo Apocalipse, OK? Vão reclamar com o Bispo! Se ele ainda estiver por aqui para contar história...

Um comentário:

  1. Gláucia, você matou a charada: " A humanidade está míope de humanidade mesmo..." É verdade!!!

    Só não consigo é te imaginar "congelada"...

    Falo de você no post de hoje lá na minha "zona"!

    ResponderExcluir